NOTA DE SOLIDARIEDADE À VEREADORA PAOLA MIGUEL (PT)

Não basta ser contra o racismo. É preciso mais. É preciso ser antirracista.

Em pleno mês que se celebra o orgulho negro e enfatiza-se a luta contra a chaga do racismo e todas as formas de preconceito, a Câmara Municipal de Campinas foi cenário de um crime de racismo na última segunda-feira, 8 de novembro. A vereadora Paola Miguel, do Partido dos Trabalhadores (PT), mulher negra e da periferia, foi à tribuna enfatizar e defender projeto de lei para aperfeiçoar o funcionamento do Conselho Municipal de Desenvolvimento da Comunidade Negra.
Durante sua intervenção, um grupo de pessoas presentes à sessão para apoiar projeto de lei do vereador Nelson Hossri que proíbe a instituição do passaporte da vacina em Campinas, começou a vaiar e gritar, numa clara tentativa de impedir a fala da vereadora petista. Não satisfeito, um integrante do grupo a xingou de “preta lixo”.
Conhecendo a história de Campinas, não causa surpresa este tipo de comportamento das elites da cidade. Basta lembrar que o município foi o último do Brasil a aceitar a vigência da Lei Áurea, que aboliu o trabalho escravo no país. Portanto, muitos enxergam como natural este tipo de comportamento dos descendentes dos Barões do Café.
Mas, não, isso não é natural. Desta forma, a direção do Sindae repudia enérgica e veementemente o crime de racismo do qual foi vítima a vereador Paola Miguel (PT). E exige das autoridades, tanto legislativas como policiais, rigorosa apuração para apontar seu autor e consequente denúncia à Justiça.
É preciso lembrar que injúria racial deixou de ser atenuante do crime de racismo por decisões do Supremo Tribunal Federal (STF). Além de tornar imprescritível o crime de racismo, a Suprema Corte também equiparou injúria a racismo, submetendo ambos as mesmas penalidades previstas no Código Penal.
Não basta ser contra o racismo. É preciso mais. É preciso ser antirracista. Por isso, a direção do Sindae convoca todos os trabalhadores e trabalhadoras da Sanasa a cerrarem fileiras ao lado daqueles que lutam contra esta excrescência que é o racismo, participando do Ato contra o Racismo e em solidariedade à vereadora Paola Miguel (PT) nesta quarta-feira, 10 de novembro, às 17:30 horas, em frente ao Plenário da Câmara Municipal, na Avenida Eng. Roberto Mange, 66, Vila Marieta.
Racistas, fascistas, não passarão!
DIREÇÃO DO SINDAE