Não basta ser contra o racismo. É preciso ser antirracista!

Novembro, mês da Consciência Negra. Mês para lembrar o sacrifício de Zumbi dos Palmares

E também o mês para reforçar ainda mais a luta contra o racismo e todas as formas de discriminação e preconceito.
As ações políticas e culturais no mês da Consciência Negra buscam resgatar a história que boa parte da sociedade quer esconder. Como não podem negar três séculos e meio de escravização de seres humanos negros, procuram minimizar sua influência na sociedade ao longo dos anos, e que causa reflexos até os dias atuais.
Em Campinas, entidades ligado aos movimentos sociais vão realizar a 20ª edição da Marcha Zumbi dos Palmares. E a direção do Sindae conclama os trabalhadores a marcarem presença.
SANASA
O mercado de trabalho tem sido cruel com os negros e negras. Os salários, por exemplo, estão na base da pirâmide, mesmo que sejam altamente qualificados. A Sanasa é parte da sociedade e reflete as suas distorções. O balanço social da empresa, com informações consolidadas em dezembro de 2020, revela que, do total de 2.216 empregados, 605 são negros e pardos.
Dos cargos de chefia existentes na empresa, apenas 5,11% são ocados por negros e pardos. Em comparação, as mulheres, que somam 420 do total de empregados, ocupam 32,12% destes cargos. E nos salários residem as diferenças mais gritantes. A média salarial das mulheres brancas é de R$ 7.738,00; dos homens brancos, R$ 5.701,00; e dos negros e pardos, R$ 4.299,00.
A direção do Sindae está atenta a esta situação. Estamos desenvolvendo estudos que resultarão em propostas a serem apresentadas à diretoria da Sanasa para mudar esta realidade.