;
ImprensaNotíciasNotícias

Por que rosa é a cor oficial do mês de Outubro?

Você já deve ter notado que em outubro a cor rosa toma conta de tudo. Sabe por quê? A cor faz parte de um movimento chamado Outubro Rosa, que visa conscientizar mulheres e homens sobre a prevenção do câncer de mama através do diagnóstico precoce.

O nome remete a cor do laço rosa que é o símbolo da campanha. Tudo começou em 1990, quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure lançou e distribuiu um laço rosa aos participantes da primeira Corrida pela Cura realizada em Nova York.
O movimento cresceu, aumentou e, para alertar todo o mundo e estimular a participação da população, de empresas e de entidades na causa, a cor rosa é espalhada exaustivamente durante o mês de outubro.
Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos EUA, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas à conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce.
BRASIL
A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, situado na cidade de São Paulo, no dia 02 de outubro de 2002, quando foi comemorado os 70 anos do encerramento da revolução.
CÂNCER DE MAMA
O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres em todo o mundo, sendo raro em homens. Normalmente a doença é diagnosticada em exames de rotina quando se percebe um nódulo na região dos seios. Entretanto, muitas vezes, os nódulos não podem ser sentidos, sendo, portanto, fundamental a realização de exames de imagem.
A mamografia é o principal exame realizado para diagnóstico e deve ser feito por mulheres entre 40 e 69 anos de idade. O câncer de mama possui significativos índices de cura, em torno dos 95%, quando descoberto precocemente.

Mostre mais

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *