;
ImprensaNotíciasNotícias

Não é brincadeira e nem mal-entendido. É racismo!

Comparar um ser humano a um animal significa lhe tirar a própria humanidade e transformá-lo num ser inanimado.

Vazou nas redes sociais áudio do vereador paulistano Camilo Cristófaro (PSB) dizendo: “Não lavaram a calçada… é coisa de preto”. Diante da repercussão da fala, o parlamentar disse tratar-se de uma brincadeira com um amigo que é negro; e que entre eles é comum brincar dessa forma.
A fala do vereador, para muita gente, não causa estranheza. Entendem que chamar um homem negro ou uma mulher negra de “macaco” é só uma piada. Assim como também é brincadeira atribuir aos negros e negras tudo aquilo que é “ruim” ou “malfeito”. Não, não é brincadeira e não é piada. É racismo. É o chamado racismo estrutural.
Comparar um ser humano a um animal significa lhe tirar a própria humanidade e transformá-lo num ser inanimado. Você gostaria de ser tratado dessa forma? Então, por que chamar o colega de trabalho que é um negro de macaco? Ainda que ele seja seu mais sincero amigo, mesmo assim não ser tratado dessa maneira; nem por brincadeira.
“Ah, ele também ri das minhas piadas”, muitos vão argumentar, mas, já parou para pensar que essa é a reação você vê. O que vai na alma e no coração da pessoa comparada a um animal ninguém sabe, não se enxerga.
Portanto, daqui para frente, pense bem antes de fazer esse tipo de piada. Isto não tem a menor graça. Não é piada. É racismo! É racismo estrutural!

Mostre mais

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *