Eleições colocam privatização da Sanasa na pauta dos debates

Em razão da pandemia de Covid-19, o calendário eleitoral de 2020 foi alterado. O primeiro turno das eleições municipais, antes previsto para 4 de outubro, será realizado no dia 15 de novembro. E o segundo turno, onde houver necessidade, previsto na lei eleitoral para 25 de outubro, agora será realizado no dia 29 de novembro.

O que não mudou foi a vontade já manifestada por alguns pré-candidatos de, eleitos, privatizarem a Sanasa-Campinas. E sempre com o mesmo falso argumento: nas mãos da iniciativa privada, a empresa estaria livre das amarras burocráticas e em melhores condições para investir; e também, livre da “ingerência política”.
A realidade, porém, tem mostrado no mundo inteiro que o saneamento básico nas mãos da iniciativa privada foi incapaz de entregar o que prometeu. O saldo foi extremamente negativo para a sociedade que, cansada, pressionou os dirigentes políticos a reverterem o processo e retomarem o controle das empresas para o Estado.
Portanto, para este ano um dos maiores desafios da nova direção do Sindae será intervir no debate político para defender a manutenção do caráter de empresa pública da Sanasa. Nas eleições de 2012 e 2016, a entidade elaborou documento e arrancou dos candidatos o compromisso público de não privatizar a empresa.
E agora em 2020 não será diferente. É necessário retomar esta ação e intensificar as ações para envolver toda a sociedade. O uso intensivo das redes sociais de forma equivocada nos últimos anos tem produzido muita desinformação e servido para atribuir tudo de ruim às empresas públicas. Chegou a hora de virar este jogo. Diga sempre não à privatização.