“Experiência e renovação”

Foi isso que oferecemos aos trabalhadores e trabalhadoras, que acreditaram em nosso projeto, que tem por base o respeito e o desejo por dias melhores. Esta foi a resposta que recebemos das urnas. Uma nova página será escrita na história do Sindae a partir de hoje. Recebemos um voto de confiança de trabalhadores e trabalhadoras com reconhecida capacidade de mobilização e disposição de luta.

Temos experiência. Vamos renovar com motivação e coragem; com humildade e prudência. E seguir respeitando a experiência da própria categoria.
Assumimos o sindicato em um delicado momento político. O país enfrenta um terrível impasse moral, econômico e social. Empresas públicas de saneamento correm sérios ricos de serem privatizadas, e isso acarreta sérias ameaças aos nossos empregos e nossos direitos.
Vemos também crescer diariamente o ódio, o preconceito e a intolerância em nossa sociedade. A própria construção democrática do país está em risco. E junto dela, todas as conquistas sociais e cidadãs, asseguradas ao custo de muito suor e lágrimas.
Talvez este seja o período mais ameaçador para a classe trabalhadora desde a redemocratização do país. Como já lutamos no passado, lutaremos novamente agora contra qualquer movimento que nos ameace para defender nossos direitos, nossos empregos; e para defender nossa dignidade e para garantir a comida na mesa das nossas famílias.
Estes não são desafios pequenos. Temos a clareza de que estamos diante de enormes desafios. Porém, estamos igualmente convictos de que o único caminho que temos é a união dos trabalhadores para defender seus interesses. UNIDOS SOMOS FORTES!
É fundamental unificarmos as lutas. E isso significa nos unirmos dentro do nosso Sindicato; e também com outros sindicatos e organizações dos trabalhadores. Somente com unidade e democracia avançaremos nossas pautas e resistiremos aos constantes ataques aos nossos direitos.
Os sindicatos, organizações e demais espaços dos trabalhadores, que resistem bravamente a tantos ataques e preconceitos, têm importância fundamental em nossa luta. São ferramentas para resistirmos contra aqueles que tentam nos oprimir, diminuir, violentar, saquear, assaltar.
Precisamos, e devemos intensificar e fortalecer estas entidade e espaços de luta e resistência. Assim garantiremos nossos direitos, empregos e salários. Assim, garantiremos vida digna para nós e nossas famílias.
O patronato (comerciantes, industriais e banqueiros) estão unidos dentro das suas organizações. Os políticos estão organizados nos seus partidos políticos. Mas, tentam negar aos trabalhadores o direito de também se organizar. Daí a razão de tantos ataques às organizações sindicais perpetrados no período recente. Eles conhecem a nossa forçar. Eles sabem o poder da nossa unidade.
O compromisso da nossa gestão será o de manter o sindicato sempre aberto ao trabalhador. Construiremos uma gestão horizontal. Nossos dirigentes estarão ombro a ombro com a categoria; nem à frente e nem atrás. Que nos conheçam pelo nome e tenham a convicção de que, de fato, o sindicato é seu.
Lembramos também de outro importante pilar das propostas apresentadas durante a campanha eleitoral, fundamental para a emancipação do ser humano: o direito à formação e ao conhecimento.
Organizaremos grupos de trabalho voltados para a formação política e social dos trabalhadores, que se encarregarão de organizar e realizar cursos de formação sindical e de atual nas comissões relacionadas à defesa dos nossos direitos. E também, cursos de formação de caráter fetal de conhecimento técnico, acadêmico e científico, que fortaleçam a cultura geral e profissional dos trabalhadores.
Queremos assumir a responsabilidade de atuar incansavelmente na defesa da cidadania aos desprovidos, desafortunados, abandonados e excluídos pela sociedade. A solidariedade entre os trabalhadores é fundamental! É valor humano inegociável e, em última instância, só podemos mesmo contar uns com os outros.
Para finalizar, queremos deixar registrada nossa luta incansável e irrestrita pelo direito à vida; à democracia; à liberdade; aos direitos civis; aos direitos trabalhistas; contra a miséria e a desigualdade social; contra a exploração do trabalho; o desemprego; a terceirização; a privatização; na defesa dos serviços públicos, gratuitos e de qualidade para todos; contra qualquer forma de preconceito de cor, gênero ou religião; contra a violência de qualquer tipo.
SE MUITO VALE O QUE JÁ FOI FEITO, IGUALMENTE VALE O QUE SERÁ!
Renan Roncolatto P. de Almeida
Presidente do Sindae-Campinas