ImprensaNotíciasNotíciasNotícias JurídicasVirou Notícias

Direção aprova criação de comissão para apurar fatos envolvendo dirigentes sindicais

Com cinco membros, coletivo terá prazo de até trinta dias para apresentar relatório

Diante das denúncias sobre movimentações salariais envolvendo membros da direção do Sindae, em reunião realizada na sexta-feira, 27 de outubro, o Conselho Deliberativo da entidade sindical aprovou a criação de uma comissão para analisar a situação. Esta comissão terá um prazo de até trinta dias para ouvir os envolvidos e elaborar um relatório.
Para garantir lisura, transparência
a e correção a todo o processo, a comissão será composta por cinco membros, sendo: três da própria direção do Sindae, um da federação estadual da categoria e um da subsede Campinas da CUT Estadual São Paulo.
Todo o trabalho a ser desenvolvido pela Comissão terá como base o que está previsto no estatuto do Sindae, pois ele é conjunto de direitos e deveres, tantos dos trabalhadores sindicalizados como dos próprios dirigentes sindicais, que são eles: o 3º, que trata dos princípios gerais do Sindae; o 8º, que estabelece as penalidades estatutárias; e o 18º, trata da competência do Conselho Deliberativo.
AFASTAMENTO
Durante todo o período de funcionamento da comissão, os dirigentes sindicais envolvidos estarão afastados do trabalho sindical exclusivamente na Sanasa. Como a base do Sindae não é só Campinas, eles estarão livres para encaminhar as ações sindicais nas outras cidades.
Esta medida não se constitui na tomada de juízo de valor ou antecipação de resultados. Ela tem por objetivo assegurar a mais ampla defesa a todos os que foram citados e, também, assegurar o princípio do contraditório. E mais do que isso, visa garantir a transparência e a lisura dos trabalhos da própria comissão.
Encerrado o prazo para seu funcionamento, estabelecido pelo Conselho Deliberativo, a comissão apresentará um relatório final. De posse dele, a própria direção adotará as medidas que considerar necessários.