Giro SindicalImprensaNotíciasNotícias JurídicasVirou Notícias

Sindae fecha acordos coletivos em Sumaré, Holambra e na CAB-Atibaia

Campanhas foram realizadas em cidades que passaram a integrar a base da entidade.

Liberado pelo Ministério do Trabalho em março de 2013, o processo de extensão de base do Sindae não tem sido dos mais tranquilos. Questionamentos foram apresentados à Justiça por entidades sindicais que, embora sem relação com o saneamento básico, até então representavam os trabalhadores. Em algumas localidades, já houve acordo e assumimos a representação sindical; em outras, o processo judicial continua tramitando.
Entre as localidades em que a situação está normalizada, estão Sumaré, Holambra e Atibaia, uma parceria público-privado (PPP) constituída para construir e operar uma estação de tratamento de esgoto (ETE) em Atibaia. Em todas elas já foram realizadas campanhas salariais e assinados Acordos Coletivos de Trabalho (ACT).
Com data-base em 1º de setembro, as negociações salariais na BRK, em Sumaré, resultaram na reposição integral das perdas salariais dos últimos dozes meses e também aumento real de salário. Os valores dos benefícios também foram corrigidos pela inflação do período anterior. Este foi o primeiro acordo coletivo negociado integralmente pelo Sindae.
Na empresa Águas de Holambra, responsável pelo saneamento básico da cidade de mesmo nome, as negociações salariais, cuja data-base é 1º de novembro, tiveram resultado semelhante ao de Sumaré: reposição de perdas salariais, aumento real e correção de benefícios pela inflação. Agora, o Sindae desenvolve campanhas de sindicalizações na empresa.
Na CAB, em Atibaia, data-base em 1º de maio, as negociações também asseguraram reposição das perdas salariais, aumento real e correção dos valores dos benefícios pela inflação do período anterior.
sindaerepresentacao-reduzida