SINDAE CIDADÃO

Projetos sociais: para a categoria e para a sociedade

Nestes dois anos de mandato, a direção do Sindae buscou sempre o equilíbrio em sua atuação. Ao mesmo tempo em que atuou de maneira firme e decisiva na defesa dos direitos dos trabalhadores, também reforçou o caráter cidadão do sindicato. Afinal, nós vivemos em sociedade. E tudo o que acontece ao nosso redor, com os menos afortunados, afeta-nos direta ou indiretamente. Aqui um panorama destas ações, tanto na categoria quanto fora dela.
Ceia para quem não para
Por dois anos consecutivos, os trabalhadores de plantão nas noites de Natal (24/12) e Réveillon (31/12) receberam um tratamento mais digno e humano, proporcional ao sacrifício feito eles para garantir que não falte água na cidade. É o projeto “Ceia para quem não para”, que agora se tornou um direito, garantido no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).
Enquanto todos comemoram, na Sanasa um grupo de trabalhadores mantém-se firmes nos seus postos de trabalho para garantir que não falte água para a cidade. A população nem sempre percebe o valor destes companheiros. Para ela, é “normal” abrir a torneira e ver jorrar a água.
Pelo segundo ano consecutivo, cerca de 60 trabalhadores receberam ceias completas no Natal e no réveillon das mãos dos dirigentes sindicais. Foi uma forma simbólica de dizer a cada um deles: “companheiro, estamos aqui, estamos juntos!”.
Espaço de lazer
Por iniciativa da atual direção do Sindae, vai sair do papel um projeto que interessa muito aos trabalhadores. Será construído, no terreno de propriedade da entidade, na Rua do Calceteiro, na Ponte Preta, o Espaço de Saúde & Lazer.
O projeto prevê dois ambientes. Na parte superior, teremos algumas salas. Em uma delas será oferecido serviços de pilates, uma atividade muito recomendada por ortopedistas, mas, que tem um custo muito alto. Na outra sala, vamos montar um serviço de fisioterapia. Ou seja, um espaço voltado para a saúde dos trabalhadores.
No outro ambiente projetamos a construção de um espaço gourmet. Junto com uma área molhada, teremos dois vestiários (um masculino e outro feminino), churrasqueira, fogão cooktop, para recepcionar ali de 40, 50 pessoas.
Campinas sem fome
A pandemia de Covid-19 tem sido um flagelo para o Brasil e o mundo desde março de 2020. E com a crise econômica, aumentou o número de pessoas que passam fome. Aliás, lamentavelmente, nosso país voltou ao mapa da fome. Por isso, o Sindae participa ativamente da campanha “Campinas sem Fome”.
Esta participação não tem ficado restrita aos dirigentes sindicais. Procuramos envolver também a categoria, que tem respondido positivamente, organizando a arrecadação nos próprios locais de trabalho ou mesmo doando alimentos.

Hortas Comunitárias
O projeto “Hortas Comunitárias” é a mais recente iniciativa social da direção do Sindae, que visa atender pessoas que estão passando fome. Para isso, estamos firmando parceria para utilizar terrenos da Sanasa, atualmente ociosos, para garantir a estas pessoas integração social e acesso a alimentos frescos e de qualidade.
Plantar nas cidades e combater a fome nos centros urbanos tem sido um caminho apontado para reduzir o índice de insegurança alimentar no Brasil. Um estudo revelou que só o cultivo de alimentos nos telhados da cidade do Rio de Janeiro poderia suprir a demanda anual de vegetais de 39,2% dos habitantes. Outro levantamento aponta que a agricultura urbana tem potencial de alimentar 20 milhões de pessoas somente em São Paulo.
Com a formação dessa parceria, pretendemos ampliar a participação, tanto do Sindae-Campinas como da Sanasa-Campinas, no combate à insegurança alimentar na cidade, bem como, servir de exemplo de esforço institucional possível para intervir positivamente na sociedade colaborando com a justiça social e o bem comum.
Doe um calçado para uma criança de pés no chão!
Muitas crianças estão fora das salas de aula por não terem um calçado. São meninos e meninas em situação de extrema vulnerabilidade social, que precisam da nossa solidariedade, empatia e senso de humanidade. E o Sindae lançou esta campanha na categoria para ajudar a mudar esta realidade.
Você já doou um calçado? Pode ser de qualquer tamanho. De zero até a idade adulta. Os dirigentes do Sindae irão aos setores buscar os calçados que forem doados. Basta entrar em contato com um de nossos dirigentes. Ajude-nos a ajudar aqueles que mais precisam.