NotíciasNotícias

10º Congresso do Sindae: debates de alto nível e saldo positivo

As resoluções serão agora a bússola que vai orientar a nossa ação sindical nos próximos quatro anos

Realizado nos dias 28 e 29 de julho, no Grenasa, o 10º Congresso do Sindae-Campinas tornou-se um marco na história da entidade. O alto nível das palestras permitiram aos delegados e delgadas se debruçarem sobre o temário e discuti-lo com profundidade. Destaque para o grau de envolvimento e interesse sobre os temas relacionados à discriminação de gênero, sexual e racial.
A mesa de abertura foi composta por dirigentes do Sindae; pelo Secretário de Finanças da CUT Nacional, Ariovaldo Camargo; pela presidente da CUT Estadual São Paulo, Telma Andrade Victor; pelo Secretário de Organização e Política Sindical da FRUSE, Tayon Fernando Moura Braatz Santos Rodrigues; representando a Sanasa, o presidente Manuelito Pereira Magalhães Júnior e o Diretor Administrativo Paulo Zeraik.
Os dirigentes da CUT deram um panorama da atual conjuntura do país, com ênfase na crise econômica, que fez explodir o desemprego, dificultou as negociações salariais e levou mais de 33 milhões de brasileiros a conviverem com a fome crônica. E apontaram as tarefas que cabem aos trabalhadores e trabalhadoras para superar a crise.
Os dirigentes da Sanasa elogiaram a organização do 10º Congresso. E o presidente, em sua intervenção, tratou de um assunto que monopoliza as atenções no cotidiano dos trabalhadores: o Plano de Cargos e Salários. Segundo ele, problemas jurídicos inviabilizaram a contratação de consultoria para reformular o PCS. Mas, disse acreditar que “até o mês de agosto estes entraves serão superados, para permitir a realização de licitação para a contratação desta empresa”.
Os delegados e delegados foram divididos em grupos e, durante toda a tarde da quinta-feira, debateram profundamente a tese apresentada pela direção do Sindae. Na sexta-feira, pela manhã, a plenária final que aprovou as emendas apresentadas nos grupos e diversas moções.
As resoluções do 10º Congresso serão agora a bússola que vai orientar a nossa ação sindical nos próximos quatro anos. Ali estão as diretrizes para a organização das campanhas salarias; e como será a nossa estratégia para encaminhar soluções para os problemas que afetam o cotidiano dos trabalhadores e trabalhadoras nas empresas que formam a base sindical do Sindae.