Pandemia: cada um precisar fazer a sua parte

Um ano depois e a pandemia de Covid-19 não dá sinais de que está próxima do fim.

Pelo contrário, o surgimento de novas cepas do vírus, ainda mais devastadoras do que a original, e a falta de cuidados da própria população, obrigaram as autoridades a endurecer ainda mais as medidas para deter o avanço da contaminação.
Campinas está na fase vermelha do Plano São Paulo até o dia 16 de março. O prefeito Dário Saadi se viu obrigado a tomar esta medida. Na última sexta-feira, 5/03, a cidade tinha disponível apenas um leito de UTI no SUS para pacientes com covid-19. A ocupação era de 92,68%. Desde o início da pandemia, foram infectadas 71.393 pessoas e 1.927 morreram da doença.
A situação mostra que a responsabilidade não é somente das autoridades governamentais e sanitárias. Ela é maior para a própria população. Para que se aglomerar em bares e festas? Por que negligenciar o uso de máscaras e álcool gel?
Cada um de nós tem que fazer a sua parte. Fique em casa. Evite aglomerações. Teremos todo o tempo do mundo para rever e confraternizar com nossos amigos. Caso necessite sair de casa, use máscaras; e quando retornar, faça higienização completa.