O diálogo é sempre melhor do que o confronto

Quando as decisões são fruto do consenso, não têm como darem errado

Autoritarismo e autoridade são palavras bem diferentes, embora muitos insistem em fazer confusão em torno dos seus significados. Quando se diz que alguém tem autoridade sobre determinado assunto ou sobre um grupo de pessoas, significa que é capaz de, por meio do diálogo e da busca do consenso, tomar sempre a melhor decisão, sem medo das consequências.
Embora tudo isso pareça óbvio, na prática as coisas não são assim. Basta olhar o que vem acontecendo na diretoria comercial da Sanasa, onde o autoritarismo impera, para comprovar. O titular daquela diretoria imagina que, antes da sua chegada na empresa, “isso aqui era o dilúvio”, com tudo ainda por fazer.
Talvez ele ainda não tenha se dado conta da sua transitoriedade. Ele vai passar, mas, os trabalhadores e trabalhadoras que estão sofrendo com suas decisões equivocadas, ficarão aqui por muito tempo ainda.
Mas, pior do que os equívocos na tomada de decisões, é sua postura autoritária, de recusa ao diálogo como a melhor ferramenta para buscar o consenso, de achar que ele se basta para decidir; e a todos em seu entorno só cabe obedecer.
Exemplo desta postura autoritária, foi a decisão de retirar o setor de atendimento da sede e levar para outro local. Ele não se preocupou em ouvir as pessoas, principalmente aquelas que sofreriam os impactos da mudança: os trabalhadores e os usuários. E os resultados estão aí para quem quiser ver.
Infelizmente, em todas as situações em que os dirigentes sindicais tentaram dialogar para edificar pontes, se depararam com autoritarismo. Ao invés de pontes, o diretor prefere construir muros.
E como nada é tão ruim que não possa piorar, porque o diretor não compartilha ideias e nem decisões, está todo mundo preocupado com o que vai acontecer depois das mudanças pretendidas por ele na agência da Caixa Econômica Federal, que funciona na sede.
Para a direção do Sindae, está passando da hora de a diretoria da Sanasa tomar medidas para corrigir este estado de coisas. Alguém precisa ter o bom senso de chamar o diretor comercial de canto e dizer que ele não está agradando; que esta postura autoritária mais afasta do que aproxima as pessoas.