Empreiteiras atrasam pagamento de benefícios dos trabalhadores

Alti-Tec (limpeza), Strategic (Vigilância) e Alternativa (obras e manutenção) são empreiteiras que têm contratos com a Sanasa e fazem parte do mesmo grupo empresarial.

Além disso, elas têm outro ponto comum: as três estão atrasando o pagamento de benefícios – vale alimentação de vale refeição – de seus trabalhadores.
De acordo com informações obtidas pela direção do Sindae, nestas empresas o pagamento de salários, vales e recolhimento de obrigações trabalhistas (FGTS e INSS) estão em dia. Mas, isto é uma estratégia para elas escaparem de punição mais rigorosa por parte da Sanasa como, por exemplo, o rompimento do contrato por descumprimento. Para receberem, além das notas fiscais, as empreiteiras têm que apresentar também comprovantes que atestam o pagamento em dia dos salários e das obrigações trabalhistas.
A Sanasa marca em cima; tem até um setor específico para isso. Mas, ainda assim, as empreiteiras dão o cano nos benefícios dos trabalhadores. Os casos destas três empreiteiras só confirmam o porquê de a direção do Sindae sempre lutar contra a terceirização de serviços e postos de trabalho.
Este processo só beneficia os donos das empreiteiras, que ganham rios de dinheiros, e ao mesmo tempo fraudam os direitos trabalhistas. O setor responsável pelo acompanhamento destes contratos informou que a Sanasa já notificou estas empresas e o passo seguinte será a aplicação de multas; e se o desrespeito aos direitos trabalhistas continuar, o contrato poderá ser rompido.