ImprensaNotíciasNotíciasNotícias Jurídicas

O que o Estado de Greve?

Muitos trabalhadores ficaram em dúvidas sobre o que é o Estado de Greve; e o que vai acontecer agora. Alguns, inclusive, chegaram a pensar que já começariam a semana de braços cruzados. O estado de greve não é a greve propriamente dita. É um período de preparação, onde são cumpridos alguns requisitos legais.
O Estado de Greve se diferencia do indicativo de greve e da deflagração da greve em si. Ele é compreendido como uma situação aprovada pelos trabalhadores para alertar a diretoria da Sanasa sobre a possibilidade de cruzarem os braços por tempo indeterminado; bem como avisar à população, já que a empresa responde pelo abastecimento de água, coleta, afastamento e tratamento de esgoto na cidade.
Assim, o estado de greve figura como momento de reflexão, debate e mobilização em torno de um processo que pode vir ou não a culminar em uma greve, aqui compreendida como instrumento legal e legítimo diante de reivindicações.
Como situação e, especialmente, como processo, o estado de greve pressupõe a continuidade das atividades normais de trabalho. A diferença é que, com os trabalhadores organizados sob esse estado, as ações de luta e mobilização passam a ser mais cotidianas e necessitarão ainda mais de participação de toda a categoria.