ImprensaNotíciasNotícias Jurídicas

Continuamos avançando para consolidar direitos

Na campanha campanha salarial também se negocia outras questões importantes para os trabalhadores.

A campanha salarial é sempre aguardada com muita ansiedade e expectativas pelos trabalhadores. Eles sabem que esta é a época do ano em que os dirigentes sindicais sentam à mesa de negociações com os representantes da empresa para definir, entre outras questões, o percentual que vai corrigir as perdas salariais do último período.
Mas, a campanha salarial não se resume apenas a definir de quanto será o aumento nos salários dos trabalhadores. Nela também são discutidas, negociadas e pactuadas outras questões de igual importância.
Desde que passou a representar os trabalhadores da BRK, a direção do Sindae tem feito destas campanhas oportunidades para reduzir a distância, em termos de benefícios, entre Sumaré e as outras unidades da empresa. Afinal, porque existir diferenças se o patrão é o mesmo?
Na campanha salarial deste ano conquistamos a equiparação do valor do vale alimentação/refeição com aqueles praticados em outras unidades da BRK como Limeira, por exemplo. Mas, ainda temos um bom caminho pela frente. Falta equiparar os valores de outros benefícios, como o adicional de condutor.
Os avanços observados nas últimas campanhas salariais têm sido possíveis em razão de dois fatores. De um lado, a disposição de luta e a firmeza de posição demonstradas pelos trabalhadores, principalmente durante as negociações. E de outro, a experiência dos dirigentes sindicais em negociações desta natureza.