NotíciasNotícias JurídicasVirou Notícias

Você sabe o que é o eSocial?

Cabe à Sanasa esclarecer os trabalhadores sobre como vai funcionar o sistema

O Decreto 8373/2014 instituiu o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial). Um nome todo diferenciado para designar um sistema pelo qual os patrões passarão a comunicar o governo, de forma unificada e on line, todas as informações relativas aos trabalhadores: vínculo empregatício, contribuições previdências, folha de pagamento, comunicação de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.
Todas estas informações, na verdade, já são registradas atualmente em algum meio, como papel ou outras plataformas on line. Mas, com a entrada do novo sistema, o eSocial, o caminho será único. Ou seja, todos estes dados, obrigatoriamente, serão enviados ao governo federal somente por meio do eSocial Empresas.
Que tipo de impactos o eSocial vai provocar na vida dos trabalhadores da Sanasa? O mais profundo deles será a mudança na data de recebimento dos salários, já que isso vai implicar em uma completa reprogramação da nossa vida financeira. Quando a empresa implantar o sistema, a partir de 1º de janeiro de 2018, os salários passarão a ser pagos no 5º dia útil e não mais no primeiro dia do mês, como ocorre hoje.
Portanto, é melhor ir se preparando desde já. Vá mudando as datas de vencimento das suas contas (água, luz, telefone, aluguel (se não tiver casa própria), faturas de cartão de crédito, etc.), para não receber um kinder ovo (aquele que vem com uma surpresa dentro) lá na frente.