
O novo Instrumento de Gestão de Carreiras (IGC) caminha com as próprias pernas, mas, há um fato que não podemos ignorar: tudo isso só foi possível por causa do Sindae. A insistência dos dirigentes sindicais em colocar o plano de cargos na pauta sindical, mesmo sabendo que isto é prerrogativa da empresa, foi recompensada.
Para a direção do Sindae, o plano de cargos, de fato, é da Sanasa, mas, a carreira é dos trabalhadores. Era preciso, portanto, ter um instrumento para incentivar o corpo funcional a buscar a qualificação profissional. E que fosse imune à troca de comandos da empresa. Qualquer que fosse a cor ideológica do governo de turno, os mecanismos de evolução funcional estariam preservados.
De tanto insistir, fomos recompensados. O IGC é realidade e cabe à categoria manter-se mobilizada para preservá-lo e impedir retrocessos de qualquer natureza. Devemos nos manter vigilantes para impedir que ingerências políticas externas interfiram nas avaliações dos trabalhadores e trabalhadoras.
MOTORISTAS
Em paralelo à vigência do novo IGC, a direção do Sindae atuou para remover alguns gargalos. O destravamento da carreira dos motoristas e operadores de máquinas pesadas era um deles.
O teto da carreira deles foi elevado para Faixa 177, uma medida que beneficiou cerca de 104 trabalhadores que estavam estagnados e sem perspectivas de evolução salarial.
TABELAS SALARIAIS
As alterações na estrutura de cargos e salários, graças à ação do Sindae, começaram antes da consolidação do IGC. Em janeiro de 2023 tivemos a adequação das tabelas salariais, com a elevação do teto para a Faixa 177. Isso permitiu a abertura de perspectivas de ascensão para muitos trabalhadores e trabalhadoras que se encontravam no teto. Esta medida envolveu as gerências de AA, AM, TA, TM, TS, PH, PI, AT e TO.
Além disso, a elevação do teto para a Faixa 177 também possibilitou a criação dos níveis IV e V. tanto no setor Administrativo como no Operacional. Portanto, você pode não admitir a importância e relevância do Sindae em todo este processo, mas, não poderá negá-las.



