ImprensaNotíciasNotíciasNotícias Jurídicas

Uma vitória na luta contra a terceirização

A vigência da lei 13.439/2017, a partir de março de 2017, e a confirmação da sua constitucionalidade pelo STF, deixou as empresas “com a faca e queijo na mão”.

A nova legislação deu a elas carta branca para terceirizarem todas as suas atividades; inclusive as chamadas atividades-fim. Aos sindicatos restou apenas o recurso à Justiça do Trabalho como tentativa de barrar estes processos, e ainda assim de resultado incerto.
Desde a vigência da lei, a terceirização está comendo solta na Sanasa. Ela vem intensificando a transferência de serviços e postos de trabalho para empresas terceiras. Sem poder nem mesmo recorrer à Justiça, só restou à direção do Sindae lançar mão da negociação para garantir salvaguardas para os trabalhadores e trabalhadores, principalmente para quem está lotado nos setores afetados.
E nesta campanha salarial asseguramos uma importante vitória na luta contra a terceirização. O aditivo ao Acordo Coletivo de Trabalho vigente vai conter uma cláusula que assegura a garantia de emprego para os trabalhadores e trabalhadores lotados em setores em vias de serem terceirizados, no todo ou em partes.
Para a direção do Sindae, esta garantia é a mais importante conquista desta campanha. Agora, temos um instrumento para defender nossos empregos diante das terceirizações.