Notícias
Origens do 8 de março
Muitas pessoas consideram o 8 de Março apenas uma data de homenagens às mulheres, mas, ao contrário de outros dias comemorativas, ela não foi criada pelo comércio.
Tem raízes históricas mais profundas e sérias. Oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, o chamado Dia Internacional da Mulher é comemorado desde o início do século 20.
Existem diferentes versões para o surgimento da data. Todas relacionadas a eventos trágicos, que resultaram na morte de centenas de mulheres em luta por melhores e condições dignas de trabalho. Intelectuais feministas, contudo, afirmam que essa versão trágica do surgimento da data abafa a história de luta e mobilização das mulheres operárias do final do século 19, que se organizavam contra governos e patrões por melhores condições de trabalho.
A principal teórica no Brasil a trabalhar o tema do 8 de março é a socióloga Eva Blay, professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e coordenadora do USP Mulheres. Ela explica que a criação da data foi motivada “por fortes movimentos de reivindicação política, trabalhista, greves, passeatas e muita perseguição policial”. Desvincular a data da luta operária por melhores condições de trabalho é uma maneira de apagar o protagonismo das mulheres em sua própria história social e política