Chegou a hora de aprovar a pauta de reivindicações

Assembleia no dia 11/04, terça-feira, às 18 horas, no Sindicato dos Frentistas

Estamos nos aproximando de uma nova data-base. O 1º de maio está logo ali. Este é o momento em que os dirigentes do Sindae sentam à mesa para negociar com representantes da Sanasa o percentual para repor perdas salarias e corrigir os valores dos vales alimentação e refeição, do auxílio transporte, da PLR, e renovar as cláusulas de natureza econômica do atual Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). As sociais valem até 30 de abril do ano que vem.
Mas, antes, é preciso colocar no papel o que vamos reivindicar da empresa. Montar a pauta de reivindicações. Para isso, a direção do Sindae convoca todos os trabalhadores e trabalhadoras da Sanasa para participar de importante assembleia no próximo dia 11 de abril, terça-feira, às 18 horas, no auditório do Sindicato dos Frentistas, que fica na Rua Regente Feijó, 47.
ASSEMBLEIAS SETORIAIS
Data-base é, em tese, sinônimo de aumento salarial. E muita gente começa a fazer contas desde agora, já pensando no percentual que reajustará os seus salários. No ano passado, o IPCA da FIPE foi o índice definido em mesa de negociações para repor perdas salariais. E ao que tudo indica também será neste ano. De maio de 2022 a fevereiro de 2023, o acumulado deste índice estava em 2,81%, porém, ainda falta computar março e abril para fechar o período de doze meses.
Desde o dia 1º de março, estamos percorrendo os locais de trabalho para conversar com a categoria e reafirmar a importância da participação em todas as etapas das negociações. Negociar somente cláusulas econômicas pode parecer fácil, mas, não é.
Vigora no país a livre negociação, sem obrigatoriedade das empresas reajustar os salários automaticamente. É a disposição de luta e capacidade de mobilização da categoria que torna isso possível. Foi assim na campanha salarial de 2021, quando a proposta inicial da empresa era zero de reposição.
Fomos prá cima, viramos o jogo e arrancamos a reposição das perdas salariais do período anterior. E se for preciso, faremos tudo igual novamente.