NotíciasNotíciasNotícias JurídicasVirou Notícias

Divulgação do eSocial deve ir além da intranet

Reuniões nos locais de trabalho podem ajudar a ampliar as informações

esocialNa última segunda-feira, dia 16 de outubro, a Gerência de Recursos Humanos da Sanasa divulgou comunicado na Intranet a pretexto de esclarecer os trabalhadores sobre o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, mais conhecido como eSocial, cuja implantação está prevista para 1º de janeiro de 2018.
Na edição 700 do boletim O Registro, já havíamos tratado do assunto, porém, voltamos a ele por considerar insuficiente a forma como a empresa está lidando com a questão.
Para a direção do Sindae, as informações e esclarecimentos sobre o eSocial devem ir além da intranet. Os impactos causados na vida do trabalhador mostram que não se pode deixar por conta das coordenadorias a responsabilidade pelas explicações.
Por deter todas as informações sobre o eSocial, cabe à Sanasa esclarecer e tirar todas as dúvidas dos trabalhadores; nem que para isso seja necessário realizar reuniões em cada local. Este expediente já foi utilizado em outras ocasiões, algumas delas bem recentes como, por exemplo, as setoriais para o uso consciente do convênio médico.