Paulo Josué assume a Coordenadoria do Setor de Leitura

De acordo com o Cadastro da empresa, o único trabalhador negro a ocupar uma Coordenadoria

Diretor de Formação e Organização do Sindae Campinas, o companheiro Paulo Josué Ferreira foi designado para assumir a Coordenadoria do Setor de Leitura da Sanasa. A sua nomeação, além de significativa, carrega enorme carga simbólica.
Com a sua nomeação, o companheiro Paulo Josué, Tecnólogo de Gestão Ambiental formado pela Unip Campinas, se torna, de acordo com o Cadastro da própria empresa, o único trabalhador negro a ocupar uma Coordenadoria. É pouco se considerarmos que, conforme o Balanço Social, contido no Relatório de Sustentabilidade/2023, do total de 2.058 empregados, 583 são declaradamente negros/pardos.
Apesar de representarem quase 30% do corpo funcional, os trabalhadores negros ocupam apenas 8,03% do total de cargos de chefias. Este dado coloca em xeque o discurso da chamada meritocracia. Neste universo de 583 trabalhadores negros e pardos, certamente parte significativa possui qualificação suficiente para ocupar cargos de chefia.
Desejamos ao companheiro Paulo Josué sorte e sucesso. E ainda, a expectativa de que a sua nomeação signifique a abertura de uma ampla porta, pela qual também possam entrar outros trabalhadores, negros e negras, competentes e qualificados para comandar.