O que os especialistas em recursos humanos e gestão de pessoas pensam a respeito dele? “O plano de cargos e salários é de suma importância para a organização, pois promove igualdade e justiça entre os trabalhadores, já que garante transparência nos processos de promoção e aumentos salariais”, dizem.
Seria esta a realidade na Sanasa? O atual plano de cargos e salários de empresa é problema ou solução? Há anos a direção do Sindae vem batendo nesta tecla: o plano atual engessa as carreiras e não dá ao trabalhador nenhuma perspectiva de ascensão profissional. Na reunião com os dirigentes sindicais, na sexta-feira, o próprio presidente da Sanasa admitiu que o plano não é uma ferramenta que estimula o trabalhador.
NEGOCIAÇÃO
Para a direção do Sindae, a negociação é sempre a melhor forma para resolver conflitos e impasses, principalmente quando o assunto trata de disfunções salariais entre trabalhadores de mesmo cargo e função. Recorrer à Justiça do Trabalho nem sempre é a alternativa mais recomendável. Não que isso não possa acontecer, mas, se for inevitável, que seja em último caso.
Quando procurados pelos trabalhadores, os dirigentes sindicais sempre optam pela via da negociação para resolver o problema. Judicializar não é bom para ninguém, sobretudo, quando a demanda comporta um direito líquido certo. Na gestão anterior da empresa nem sempre havia disposição e vontade para encontrar resoluções para os problemas pela negociação.
Por que deixar para a Justiça decidir? O que se ganha com isso, além do tempo? A expectativa agora é que, com a nova diretoria da empresa, venha também com uma nova cultura, voltada mais para o diálogo como ferramenta para resolução de problemas.