Durante uma campanha salarial é frequente a disseminação de boatos e informações mentirosas ou, para usar um termo da moda, espalhar fake news. Estas ações, além de atrapalhar, provocam confusão na categoria e levam os trabalhadores a formar opiniões equivocadas, que só trazem prejuízos.
Para evitar a propagação de fake news, no ano passado, a direção do Sindae, em parceria com o Departamento Jurídico da entidade, organizou e realizou lives, transmitidas pelas nossas redes sociais, com as participações do presidente Renan Roncolatto e do Dr José Antonio Cremasco. Nestes encontros virtuais, o Dr. Cremasco desmentiu, de forma categórica, a fake news de que havíamos perdido a data-base. Segundo ele, quem espalha este tipo de boato, de duas, uma: ou quer confundir os trabalhadores e induzi-los ao erro; ou está a serviço do patrão.
Estas lives também serviram para contrapor as informações espalhadas pela diretoria da empesa. O Dr Cremasco derrubou o argumento da diretoria da Sanasa, naquele momento, “de que não pode dar aumento por causa do decreto do prefeito”.