Trabalhadores rejeitam contraproposta da BRK

Índice proposto pela empresa nem repõe as perdas salariais e nem recompõe o poder de compra dos salários

Em todas as categorias a data-base é um dos momentos do ano mais aguardado. Os trabalhadores e trabalhadoras sabem que é nesta época que os dirigentes do sindicato sentam à mesa de negociações com os representantes da empresa para discutir a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho, definir o índice para repor perdas salariais e recompor o poder de compra dos salários.
Por se tratar de salários, as expectativas em relação às negociações são maiores. Quando a contraproposta da empresa ficam muito aquém daquilo que precisamos, a frustração é inevitável. E foi este o sentimento que dominou os trabalhadores e trabalhadores diante do percentual de 9% para repor as perdas salariais dos últimos meses, quando sabemos que a inflação do período, medida pelo INPC do IBGE, foi de 12,47%; e pelo IPCA, 12,13%. Ela pode escolher. Desde que reponha integralmente estas perdas salariais.
PROPOSTA REJEITADA
Por isso, em assembleia realizada na sexta-feira, 3 de junho, em decisão unânime, eles rejeitaram esta contraproposta da empresa. A decisão já foi comunicada aos negociadores da BRK Ambiental. E agora, queremos a retomada do processo negocial.
A direção do Sindae-Campina esteve sempre aberta ao diálogo e disposta a negociar em alto nível. O nosso objetivo não muda: fazer avançar as reivindicações dos trabalhadores e garantir seus direitos.
Este deveria ser também o objetivo da empresa. Afinal, quando o trabalhador e a trabalhadora percebem que seus direitos estão sendo respeitados e seus salários valorizados, desempenham suas funções coma mais afinco e responsabilidade.