Vote para salvar a democracia

Diga NÃO a quem defende as armas, o ódio e rejeita o amor.

No próximo domingo, 2 de outubro, os brasileiros irão às urnas para eleger deputados estaduais e federais, senadores, governadores e presidente da República. Em condições normais de temperatura e pressão, esta seria apenas mais uma etapa no amadurecimento da democracia no Brasil, desde que os brasileiros derrubaram o regime militar em 1984. Mas, graças às “viúvas do passado sombrio”, a atmosfera destas eleições é bem diferente dos ares que respiramos nos pleitos anteriores.
Mais do que eleger ocupantes para cargos eletivos, vamos às urnas para defender e garantir o nosso direito de continuar votando em futuras eleições. Vamos às urnas para defender a manutenção da democracia, algo que o mais pessimista dos brasileiros jamais imaginou precisar fazer novamente.
Sem democracia não há liberdade de expressão, de organização e de mobilização. Sem democracia não há liberdade para reivindicar direitos e lutar por melhores salários e condições dignas de trabalho.
É somente na democracia que podemos eleger representantes que nos respeitem e, principalmente, respeitem o sistema democrático. É na democracia que podemos colocar para correr aqueles que se comportam como o “menino dono da bola que, quando seu time está perdendo, quer colocar a bola embaixo do braço e acabar com jogo”.
Neste domingo, também com o nosso voto, teremos a oportunidade única de definir outro futuro para o país. Um futuro sem governantes que desprezam a vida humana, zombam da nossa dor e debocham do nosso sofrimento. Um futuro sem governantes que coloquem o dinheiro acima da vida.
É sob o regime democrático que você quer ver crescer seus filhos e netos? Então, vote por isso. Diga um sonoro NÃO para quem despreza a democracia, as regras do jogo democrático e tem dificuldades para conviver com os que lhe são diferentes. Diga NÃO a quem defende as armas, o ódio e rejeita o amor.
Queremos e precisamos de paz. Paz para viver. Paz para amar os nossos semelhantes. Paz para trabalhar e crescer. Pense em tudo isso quando, no dia, 2 de outubro, estiver na cabine de votação, em frente à urna.