
Você já declarou o seu imposto de renda? Ainda não? Vai mesmo deixar para a última hora? O prazo para declarar, fixado pela Receita Federal, começou no dia 17 de março e vai até 31 de maio.
Estamos voltando ao assunto porque, se você não entregar a declaração neste prazo, a Receita Federal aplica uma multa automática. O valor começa em R$ 165,74, mas pode aumentar bastante dependendo do total do imposto devido.
Além disso, tem outro detalhe importante. Quando você entrega a sua declaração logo no começo deste prazo, se tiver imposto a restituir, também recebe nos primeiros lotes.
Deve declarar o IR quem teve rendimentos totais acima de R$ 30.639,90 no ano passado (2024). Para isso, você vai precisar dos documentos pessoais (CPF e RG), seus e dos seus dependentes, e o Informe de Rendimentos, que pode ser baixado do Benner.
O Sindae contratou uma profissional para ajudar você, trabalhador sindicalizado, a fazer a sua declaração do IR. O procedimento será o mesmo do ano passado: os associados deverão colocar toda a documentação dentro de um envelope, lacrar e colocar nome e telefone (WhatsApp) para contato do lado de fora, e entregar na recepção na sede do sindicato.