BoletimGiro SindicalImprensaNotíciasNotícias

Sanasa lança edital para terceirizar serviços de várias áreas

Medida contraria TAC firmado com o Ministério Público do Trabalho

A edição do dia 14 de novembro do Diário Oficial do Município trouxe publicado edital do Pregão Eletrônico nº 242/2018 de responsabilidade da diretoria da Sanasa, para a “contratação de empresa para prestação de serviço contínuo e informatizado de apuração de consumo, verificação de irregularidades e anormalidades e outros serviços comerciais, incluído o fornecimento de mão-de-obra, materiais, equipamentos, sistemas e treinamento”.
O objeto do edital não deixa margem para dúvidas. A Sanasa pretender terceirizar um conjunto de atividades que hoje são desenvolvidas pela Coordenadoria de Leitura, Pitometria e Fiscalização. Antes, ela já havia terceirizado os serviços de retroescavadeira, hidrojato, basculante e o transporte dos leituristas.
A direção do Sindae é radicalmente contra esta política de terceirização. É um retrocesso nas lutas travadas pela entidade sindical nos últimos anos contra a transferência de serviços e postos de trabalho para a iniciativa privada. No caso deste pregão eletrônico temos um agravante. O edital prevê a contratação de empresa com mão-de-obra, quando ainda está um vigor um concurso público, onde os aprovados esperam ansiosamente pela contratação.
TAC NO MPT
Além disso, ainda está em vigor o Termo de Ajustamento de Conduta assinado pela Sanasa no Ministério Público do Trabalho (MPT), onde ela se compromete, além de não terceirizar atividades, a primarizar aquelas já terceirizadas.
A terceirização é a porta de entrada para a corrupção nas empresas públicas. Além da queda na qualidade dos serviços prestados, com aumento do número de reclamações dos consumidores, ela também resulta em baixos salários e péssimas condições de trabalho para os trabalhadores das empresas terceiras.