ImprensaNotíciasNotíciasNotícias Jurídicas

Oposição não se preocupa com a categoria; só quer o poder sindical

Chapa 2 tentou derrubar o resultado das eleições sindicais no “tapetão”.

A atual direção do Sindae procurou fazer na campanha eleitoral do ano passado um amplo debate sobre a situação dos trabalhadores; discutir com eles o que era possível fazer para avançar ainda as nossas reivindicações. Mas, do outro lado, a chapa 2, derrotada nas urnas, não demonstrava a menor preocupação com a categoria. Para eles, a eleição era apenas um meio para assumirem o controle do sindicato, na busca do poder pelo poder.
Eles não desistiram nem mesmo com a derrota pelo voto da categoria. A prova disso é que tentaram “melar” o processo eleitoral no tapetão. Foram à justiça para eliminar os aposentados da vida sindical, cassar o direito deles de votarem e serem votados nas eleições sindicais. Viam na limitação do número de eleitores uma forma de alcançar seus objetivos.
Para a direção do Sindae, esta medida se constitui em extremo desrespeito com os trabalhadores aposentados, muitos deles fundadores do nosso sindicato. E lideranças à frente das lutas que resultaram nas conquistas que a categoria desfruta hoje. Portanto, mais do que impedir estes ataques, é dever de todos nós defender estes companheiros e ampliar a participação deles no Sindae.
Mas, a justiça foi feita. O pedido da chapa 2 não só foi negado, como os autores da ação também foram condenadas a pagar as custas processuais (sucumbências e honorários advocatícios) ao advogado do Sindae.
O juiz do Trabalho Flávio Landi foi taxativo: “…deve ser respeitada a vontade dos eleitores, segundo os princípios constitucionais da liberdade e autonomia sindicais”. Esta sentença reafirma a democracia como princípio básico que rege a vida do Sindae-Campinas.