Novembro azul: um toque pode salvar a sua vida

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens.

As estimativas do Instituto Nacional de Câncer, para 2020, são de 65.840 novos casos da doença. Cerca de 1 em 7 homens será diagnosticado com câncer de próstata durante a vida.
Dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) também mostram que 20% dos pacientes são diagnosticados em estágios avançados da doença, o que faz com a taxa de mortalidade chegue a 25% dos pacientes. Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.
DIAGNÓSTICO
Achados no exame clínico (toque retal), combinados com o resultado da dosagem do antígeno prostático específico (PSA) no sangue, podem sugerir a existência da doença. Nesses casos, é indicada a ultrassonografia pélvica (ou prostática transretal). O resultado da ultrassonografia poderá mostrar a necessidade de biópsia prostática transretal.
Por ser diagnosticado precocemente, o câncer de próstata apresenta os maiores índices de cura. Previna-se. Faça exames preventivos regularmente. Perca a vergonha e converse com seu médico. Um toque pode salvar a sua vida.