;
ImprensaNotíciasNotícias

Negociações salariais avançam; categoria precisar atenta

A qualquer momento os trabalhadores e trabalhadoras serão convocados para a tomada de decisão.

As negociações entre a direção do Sindae e representantes da Sanasa seguem avançando. Até o momento, três reuniões haviam sido realizadas. Os dirigentes sindicais estão sendo bem cautelosos neste processo porque neste ano negociamos a renovação de todas as cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho.
O percentual de reposição das perdas salariais está definido. O IPCA, medido pelo IBGE, acumulado entre setembro/2021 a abril/2022 fechou em 8,63%. Este mesmo índice foi utilizado na campanha salarial do ano passado.
Você pode estranhar o fato de o período calculado ser de apenas oito meses. Mas, é importante lembrar o desfecho das negociações salariais de 2021.
Começamos a negociar em maio, houve o impasse, buscou-se a mediação da Justiça do Trabalho para destravar o processo e definiu-se pela retomada em novembro. Neste mês, depois de muita mobilização da categoria, chegamos a um consenso.
E agora, nesta data-base, vamos buscar a reposição das perdas de setembro/2021 a abril/2022, tendo em vista que, de maio a agosto do ano passado, já antecipamos na negociação anterior.
Para compensar esta diferença de prazos, fechamos o período de cálculo da reposição em 16 meses. E nas negociações salariais deste ano haveria a compensação, com o período fixado em oito meses.
A direção do Sindae orienta a categoria a manter-se atenta e mobilizada. As negociações salariais estão entrando na reta final. E a qualquer momento os trabalhadores e trabalhadoras serão convocados para a tomada de decisão.

Mostre mais

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Close