Mobilização também destravou o Plano de Cargos e Salários

Reformulação deve eliminar os gargalos que impedem ascensão profissional e salarial do trabalhador

Além da portaria das demissões, a mobilização dos trabalhadores também atingiu outro assunto, de amplo interesse e que nos últimos tempos vem tirando o nosso sono: a reformulação do Plano de Cargos e Salários (PCS) da Sanasa.
Havia a expectativa, alimentada pelo próprio presidente da Sanasa, de já estarmos com uma consultoria trabalhando a pleno vapor na reformulação do PCS. Discursando na abertura do 10º Congresso do Sindae, em julho do ano passado, ele disse “que até outubro estaria concluída a contratação desta consultoria para início imediato da reformulação”. No entanto, isto não aconteceu.
Mas, no rastro da luta contra a portaria das demissões, conseguimos impulsionar também a questão do PCS. Da reunião realizada na terça-feira, 24, saímos com um cronograma de atividades relacionado à reformulação do plano e uma certeza: a implementação das mudanças vai acontecer em novembro.
Mais do que assegurar aumentos salariais imediatos, o que se espera desta reformulação do PCS é a eliminação dos gargalos que, hoje, travam a ascensão profissional e salarial do trabalhador na sua carreira dentro da Sanasa. Critérios absurdos como o que prevê “promoção somente se houver vagas”, não podem mais continuar existindo.
A empresa se beneficia muito desta situação. Hoje, muitos trabalhadores exercem funções, com as responsabilidades decorrentes, de cargos bem acima daqueles em que eles foram admitidos. E a empresa não paga os salários correspondentes. Assim fica muito fácil.
A expectativa é de que, com a reformulação, destravarmos as promoções que estão represadas. E também, de agora em diante termos um Plano de Cargos e Salários que apresente regras claras e objetivas, com critérios justos para as promoções.
Com a reformulação, haverá condições de destravar as promoções represadas. E também passaremos a ter um Plano de Cargos e Salários com regras claras e objetivas; e critérios justos para as promoções.