Giro SindicalNotíciasNotícias

Mobilização na BRK-Sumaré cobra reabertura de negociações

Dirigentes do Sindae bloquearam portões para conversar com os trabalhadores

A direção do Sindae realizou uma grande mobilização na BRK-Sumaré na manhã de sexta-feira, 25 de junho. Além de conversar com os trabalhadores sobre novos encaminhamentos à campanha salarial, o ato serviu também para cobrar da empresa a imediata reabertura de negociações. Durante uma hora e meia os portões da empresa permaneceram fechados e nenhuma viatura saiu para a rua.
A data-base é 1º de maio, mas, a contraproposta apresentada pela empresa de reajustar salários e benefícios em míseros 3,5% foi amplamente rejeitada pelos trabalhadores em assembleia realizada no dia 18 de junho. Este percentual não cobre nem mesmo a inflação apurada no último período (maio/2020 e abril/2021).
Os trabalhadores não aceitam pagar a conta da crise econômica que o país atravessa. Mesmo com a pandemia do Coronavírus, a BRK não deixou de vender água à população de Sumaré, ou seja, o dinheiro continuou entrando no seu caixa. E nós queremos apenas parte que nos neste bolo: a reposição integral da inflação dos últimos doze, tanto nos salários como nos benefícios.
A direção do Sindae, ao mesmo tempo em que se coloca à disposição da BRK para retomar as negociações, vai intensificar as ações de mobilização com os trabalhadores. E não descarta até mesmo uma paralisação completa.
Para que isto não aconteça, é necessário que a empresa negociar de maneira séria e apresente uma contraproposta decente, em condições de ser submetida ao crivo dos trabalhadores.