E o que esperar de 2021?

Prefeito eleito ainda não indicou os integrantes da diretoria da Sanasa

No momento em que fechávamos este texto, o prefeito eleito de Campinas, Dário Saadi, havia anunciado apenas três nomes para a sua equipe de governo. Mas, para os trabalhadores da Sanasa, a expectativa se dá em torno da indicação dos integrantes da nova diretoria e também das suas primeiras iniciativas.
Dário Saadi, prefeito eleito e que tomará posse no dia 1º de janeiro, esteve no Sindae e defendeu a ampliação do programa de valorização dos trabalhadores da Sanasa, que é como ele entende o conjunto de benefícios assegurados por nossos acordos coletivos de trabalho. E disse também que “é preciso melhorar o diálogo entre os trabalhadores e a direção da empresa”.
A direção do Sindae concorda que é mesmo necessário melhorar o diálogo. A experiência dos últimos oito anos deixou isso muito claro. No entanto, para que isso ocorra, é preciso que a diretoria da Sanasa abandone sua estratégia de sempre “se refugiar na criatividade da sua Procuradoria Jurídica para interpretar leis” diante de todo e qualquer pleito apresentado pelos dirigentes sindicais.
Na condição de representantes legítimos dos trabalhadores, os dirigentes do Sindae sabem que o diálogo é uma via de mão dupla, que para ser bom depende da disposição de todos os atores envolvidos na comunicação.
Se a futura diretoria da Sanasa estiver mesmo disposta a melhorar a comunicação e o diálogo com os trabalhadores e o seu legítimo representante – o Sindae –, o mapeamento e o aperfeiçoamento do plano de cargos e salários serão dois bons testes. Estes pontos são prioritários para os dirigentes sindicais logo no começo do Ano Novo.