ImprensaNotíciasNotíciasVirou Notícias

Chegou a hora de acertar as contas com o Leão do imposto de renda

Começa no dia 2 de março, segunda-feira, o prazo para declarar o Imposto de Renda 2020. Você poderá entregar a declaração até 30 de abril. É obrigado a declarar o IR quem recebeu um total de rendimentos tributáveis (salário, bônus na empresa etc.) igual ou maior que R$ 28.559,70 em 2019, entre outros contribuintes. A multa por não declarar tem um valor mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% sobre o imposto devido.

E os trabalhadores devem ficar atentos. A Receita Federal vai acertar em cheio o bolso dos contribuintes. Como não houve correção nos limites para isenção e deduções, torna-se obrigatória a apresentação da declaração por contribuintes que estariam isentos ou ficam sujeitos ao acerto de imposto maior com o Leão.
Quanto mais cedo você enviar as informações à Receita, maiores são as chances de receber a restituição do imposto nos primeiros lotes. Neste ano, a Receita vai pagar a restituição do IR em cinco lotes, do fim de maio ao fim de setembro. Vale lembrar que idosos e pessoas com alguma deficiência física, mental ou com doença grave têm prioridade para receber a restituição no primeiro lote.
Como tem feito nos últimos anos, também em 2020 a direção do Sindae vai disponibilizar um profissional para, gratuitamente, auxiliar no preenchimento das declarações dos associados. Não sócios, se assim o desejarem, também podem utilizar os serviços, porém, deverão combinar o valor diretamente com a pessoa contratada.
O atendimento começará no dia 2 de março, uma quinta-feira. E será realizado de segunda à sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 16 às 19. Para declarar, é necessário trazer os documentos do contribuinte e seus dependentes. E principalmente, o informe de rendimentos que a Sanasa deve entregar até o dia 28 de fevereiro.