Campanha salarial consolida direitos

PLR aumentou 100% em quatro anos. E o PCS está consolidado no ACT

A direção do Sindae aguarda o envio, pela Sanasa, do novo Acordo Coletivo de Trabalho para revisar e, caso esteja tudo em ordem, assiná-lo. Os trabalhadores e trabalhadoras aprovaram, em assembleia realizada no dia 10 de maio, a contraproposta da empresa e colocaram ponto final a última campanha salarial organizada pela atual diretoria da entidade, cujo mandato termina em 30 de julho.
Nestes quatro anos, a direção travou uma luta sem tréguas para manter conquistas, consolidar direitos e também avançar em novas reivindicações. O saldo desta ação sindical é positivo. Aqui ao lado, temos um balanço das campanhas salariais realizadas neste período. As perdas salariais foram integralmente repostas. E nos benefícios (vales alimentação e refeição, e café matinal), os reajustes obtidos ficaram acima da inflação medida pelo IPCA (IBGE), que foi de 29,32%.
Mas, dois pontos merecem maior destaque. Em 2020, quando a diretoria atual tomou posse, o valor da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) era de R$ 9.000,00. Na campanha salarial deste ano o valor atingiu R$ 18.000,00. Ou seja, um aumento de 100%, bem acima da inflação registrada neste período.
PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS
O PCS sempre foi um obstáculo a impedir o crescimento salarial e profissional dos trabalhadores. A ausência de regras claras e permanentes obrigava a uma permanente negociação com a empresa, porque a categoria estava sempre angustiada por não saber se os seus esforços seriam recompensados.
Nesta campanha salarial consolidamos, no Acordo Coletivo de Trabalho, a determinação para que a Sanasa destine, anualmente, 1% da folha de pagamento para aplicar no Plano de Cargos e Salários (PCS). Todos os anos, no mês de novembro, a empresa deverá concluir as avaliações dos trabalhadores e aplicar este percentual, que passará a valer em janeiro do ano seguinte.