;
ImprensaNotíciasNotícias

Cada um precisa fazer a sua parte

A Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou como pandemia a atual situação do Covid-19 (Coronavírus) e lançou documento com recomendações que devem ser observadas pelas pessoas, sobretudo nos ambientes de trabalho, um local onde infecções respiratórias têm grande potencial de multiplicação.

Afinal, estamos falando de lugares em que as pessoas ficam juntas por horas, conversando umas com as outras e compartilhando documentos, equipamentos e outros materiais que podem alojar o vírus por horas.
Estas medidas podem e devem ser observadas também em casa. Se cada um fizer a sua parte, vamos criar uma forte barreira para impedir o avanço do Coronavírus. É a nossa saúde que está em jogo.
Para o ambiente de trabalho, a OMS sugere:
Cadeiras, mesas, telefones, teclados computadores e outros equipamentos precisam ser higienizados com pano e desinfetante regularmente (a contaminação de superfícies é uma das principais formas de transmissão de covid-19).
Se possível e em caso de surto, incitar o trabalho remoto (em um esquema de home office, por exemplo) auxilia a evitar contatos desnecessários. Fora isso, os funcionários deixam de usar o transporte público, onde há grandes aglomerações.
Lenços descartáveis deveriam estar disponíveis em diversos locais do ambiente de trabalho para o empregado assoar o nariz ou tossir sem espalhar gotículas com vírus. Lixeiras com tampa precisam estar ao lado para jogar fora o papel adequadamente.
Se você está doente ou com febre e sintomas respiratórios, não vá ao trabalho. As chefias nunca deveriam cobrar a presença de pessoas doentes no serviço.
Se não tiver um lenço à disposição, cubra a boca e o nariz com o antebraço ao tossir ou espirrar. E lave o braço assim que possível.
A empresa deveria distribuir dispensadores com álcool-gel em locais visíveis. Esses equipamentos também podem ser usados para colocar sabão líquido no banheiro.
Pôsteres que promovam a lavagem das mãos são mais uma boa medida para os empregadores adotarem. Combine essa medida com outras de comunicação sobre higiene manual e outras atitudes saudáveis no serviço.

Mostre mais

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *