ImprensaNotíciasNotíciasNotícias Jurídicas

Bernardin tem condições de seguir à frente do Conselho de Administração da Sanasa?

Operação comandada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), do Ministério Público Estadual, sobre o governo Jonas Donizete resultou na prisão do Secretário de Finanças Silvio Roberto Bernardin, por suspeita de participação em desvio de recursos do Complexo Hospitalar Ouro Verde

Além dele, também foram presos empresários da cidade.
Logo após a prisão, Bernardin foi exonerado pelo prefeito Jonas Donizete do cargo de Secretário. Ocorre que ele também é presidente do Conselho de Administração da Sanasa, condição que, mesmo preso, ainda mantém.
A edição do dia 5 de dezembro do jornal Correio Popular, porém, trouxe publicado edital da Sanasa com a convocação de uma assembleia geral extraordinária dos acionistas com dois pontos de pauta. O primeira trata “da eleição de membro do Conselho de Administração em atendimento ao Artigo 20 do Estatuto Social”; e o segundo, “a fixação da respectiva remuneração”.
Embora o edital não seja explícito, tudo indica que Bernardin seria exonerado da presidência do Conselho, com a eleição de um substituto. Esta edição de O Registro foi fechada antes da realização da assembleia. Para a direção do Sindae, esta medida está mais do que atrasada. Quantos dias já se passaram desde a prisão preventiva de Bernardin?
A demora na substituição sinaliza negativamente para a cidade. O que pensa sobre esta situação, por exemplo, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM)? Além do quê, também contradiz a própria afirmação do prefeito Jonas, ao exonerar Bernardin do cargo de Secretário de Finanças, “que era uma medida para garantir a ele as condições necessárias para se defender”.