ImprensaNotíciasNotíciasNotícias Jurídicas

Assembleia vai decidir sobre extinção de delegacias sindicais de Valinhos e Vinhedo

Será no próximo dia 19 de setembro, quinta-feira, às 18 horas, no auditório do Sindicato dos Frentistas de Campinas, que fica na Rua Regente Feijó, 95, centro.

A direção do Sindae convoca os trabalhadores e trabalhadoras, sindicalizados, para participarem desta importante assembleia para deliberar sobre a proposta do Conselho Deliberativo da entidade, de extinguir as delegacias sindicais de Valinhos e Vinhedo.
O processo de extensão da base sindical do Sindae enfrentou questionamentos jurídicos, tanto de empresas como de outros sindicatos. E entre eles, estão os do Departamento de Água e Esgoto de Valinhos (DAEV) e da Saneamento Básico Vinhedo (Sanebavi). O primeiro alegou que seus funcionários eram estatutários e não celetistas. E a segunda argumentou que já havia uma entidade representativa dos seus trabalhadores, inclusive, com acordo coletivo de trabalho assinado.
Embora não tenha logrado êxito no seu objetivo de representar os trabalhadores destas empresas, o Sindae não perdeu a jurisdição sobre os dois municípios. Ou seja, eles continuam pertencendo à base territorial da entidade sindical.
Se, por exemplo, no futuro, os serviços de saneamento básico nestas duas cidades foram transferidos à iniciativa privada, a representação sindical dos trabalhadores será do Sindae. E esta já é uma situação existente em Sumaré e Holambra.
Uma decisão importante como essa exige a presença do maior número possível de trabalhadores. Portanto, marque na sua agenda. E participe.