Agora você decide

Para o trabalhador da Sanasa, futuro da empresa também pesa em sua decisão

No próximo domingo, 29 de novembro, os eleitores em Campinas voltam às urnas para, em segundo turno, escolherem quem vai administrar a cidade a partir de 1º de janeiro. Dário Saadi, do Republicanos, e Rafa Zimbaldi, do Partido Liberal passaram pelo funil do primeiro turno e agora são as opções colocadas aos eleitores.
Os dois candidatos aceitaram o convite da direção do Sindae antes da votação no primeiro e vieram à sede da entidade apresentar suas propostas de governo para a Sanasa e para os trabalhadores. Ambos assinaram a nossa carta-compromisso, documento que expressa nossa posição contrária a toda e qualquer tentativa de privatização da Sanasa. As lives com os dois candidatos estão disponíveis no canal da entidade sindical no YouTube (Sindae Campinas Oficial).
Agora, no segundo turno, para decidir é necessário um olhar mais atento sobre cada um dos candidatos, seus apoiadores, programas de governo e o que fizeram pela cidade até este momento. Antes de se candidatar, Dário Saadi ocupava a frente da Secretaria Municipal de Esportes do governo Jonas Donizete; Rafa Zimbaldi foi vereador, presidente da Câmara Municipal e, com forte apoio político do atual prefeito, elegeu-se deputado estadual em 2018.
O QUE FAZER?
Para o trabalhador da Sanasa, a escolha é entre “o que já se conhece” e “o que não se sabe o que vem pela frente”. De um lado, uma candidatura – Dário Saadi – que representa o governo com o qual a direção do Sindae há 8 anos vem negociando nosso Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). Nesse período, foi possível manter conquistas e preservar direitos. Além disso, em nenhum momento a privatização da Sanasa esteve em pauta.
Do outro lado, temos outra candidatura – Rafa Zimbaldi – que esconde apoios de políticos hostis aos trabalhadores. Sua candidata a vice é Anabê Sampaio, esposa do deputado federal Carlos Sampaio, chefe político do PSDB em Campinas.
Deste partido também fazem parte o senador cearense Tasso Jereissati, autor do projeto de lei do novo marco regulatório do saneamento, que escancara as portas da privatização das empresas públicas de saneamento básico no Brasil; e o atual governador do estado de São Paulo, João Dória Júnior.
Portanto, ao postar-se na frente da urna no domingo, 29 de novembro, o trabalhador da Sanasa deverá, antes de confirmar seu voto, fazer breve reflexão sobre o seu próprio voto. Da sua decisão depende, não só o futuro de Campinas, mas, também, da própria empresa onde trabalha.