;
ImprensaNotíciasNotíciasNotícias Jurídicas

2019: é preciso manter o foco

A barca de 2019 já vai em alto mar. E graças ao governo que tomou posse no dia 1º de janeiro, mal começou uma nova viagem com duração de 365 dias, vai dando solavancos, paradas bruscas e arranques repentinos.

O que mais se viu nestes primeiros dias foram recuos diante da repercussão negativa na sociedade de declarações e ações políticas. Mas, a estratégia já está bem clara: alimentar a opinião pública com discussões supérfluas, enquanto prepara sacos carregados de maldades.
Por exemplo, enquanto se discutia se “meninos têm que vestir azul e meninas, rosa”, o governo preparava a liquidação final do pré-sal. O leilão das reservas estava marcado para 18 de janeiro e a expectativa era de que as multinacionais do petróleo “fizessem barba, cabelo e bigode”.
O decreto que flexibiliza a posse de armas de fogo foi outra medida para distrair a atenção dos brasileiros. Enquanto se discute a legalidade do decreto, Paulo Guedes, o todo poderoso ministro da Economia, prepara um projeto de reforma da Previdência Social pior do que aquele apresentado por Michel Temer. O texto só não foi ainda enviado ao Congresso Nacional porque não há consenso dentro do governo sobre os militares.
Para os trabalhadores a questão já está fechada. As propostas discutidas pelo governo Bolsonaro, como o aumento da idade mínima e a capitalização, praticamente acabam com o direito à aposentadoria de milhões de brasileiros e brasileiras: e os mais pobres serão os mais prejudicados.
É preciso manter o foco. Devemos ficar longe das discussões de cunho moral e religioso, e se concentrar no quê, de fato, importa: a defesa dos nossos direitos. E a primeira grande batalha a ser travada será a da reforma da Previdência Social. Querem que a gente morra trabalhando. Sejam todos bem-vindos ao Ano Novo. A luta não para.

Mostre mais

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Close