O 10º Congresso do Sindae, realizado no Grenasa, nos dias 28 e 29 de julho, foi um marco histórico. Os temas propostos na tese da direção sindical foram debatidos em profundidade pelos delegados e delegadas. Chamou a atenção o grau de envolvimento e interesse sobre questões relacionadas à discriminação de gênero, de natureza sexual e racial.
Participar de um congresso foi, para muitos ali, uma experiência inédita. E, por isso, despertou interesse e atenção ainda no início do processo de organização, durante as assembleias nos locais de trabalho para eleição dos delegados e delegadas. Ao final, saíram todos com a sensação do dever cumprido e de escreverem a sua própria história.
As resoluções do 10º Congresso serão agora a bússola que vai orientar a nossa ação sindical nos próximos quatro anos. Ali estão as diretrizes para a organização das campanhas salarias; e como será a nossa estratégia para encaminhar soluções para os problemas que afetam o cotidiano dos trabalhadores e trabalhadoras nas empresas que formam a base sindical do Sindae.