Dário Saadi: “Não temos motivos para privatizar a Sanasa”

"A empresa alcançou um índice de perda de água tratada (19%), que só se registra em países de primeiro mundo"

Atual prefeito de Campinas e candidato à reeleição, Dário Saadi (Republicanos) atendeu convite da direção da Sindae e veio à da entidade na segunda-feira, 16 de setembro, para apresentar as suas propostas para o saneamento básico. Ele reafirmou o compromisso feito há quatro anos de manter a Sanasa como empresa pública.
Dário fez um balanço do seu governo. Destacou os avanços obtidos, mas, reconheceu que ainda há por muito por fazer. E a Sanasa teve, segundo ele, papel importante. A empresa alcançou um índice de perda de água tratada (19%), que só se registra em países de primeiro mundo.
De acordo com o candidato, Campinas está às portas da universalização do saneamento básico: 100% de água tratada e tratamento de esgoto, por isso, não tem motivos para privatizar a Sanasa. “Temos uma ótima estrutura. E, por isso, não tenho no meu programa de governo, qualquer proposta de privatização”, disse.
Dário lembrou que a cidade precisava avançar para um segundo ponto de captação de água e reduzir a dependência do Rio Atibaia. “Hoje Campinas tem a outorga do Cantareira, mas, não pode ficar dependendo só dele. Se der qualquer problema lá, a gente busca água neste segundo ponto e libera o Atibaia para as cidades da região que não possuem outras alternativas”, explicou.
Ele assinou a Carta Compromisso, elaborada pela direção do Sindae. E lembrou que a empresa pública tem compromisso com a cidade. “Se a gente for apenas pela visão do lucro, tem cidades que não tem condições de cobrar a tarifa de água e esgoto. Portanto, a água não pode ser tratada só do ponto de vista do lucro”, disse.