Após anos de luta, o tão sonhado registro sindical da Confederação Nacional dos Urbanitários foi concedido finalmente pelo Ministério do Trabalho e Emprego no dia 20 de maio. Foram anos incansáveis em busca da consolidação legal da entidade de grau maior do ramo Urbanitário.
Para cumprir o Artigo 94º do Estatuto e deliberações do 2º Congresso Nacional dos Urbanitários, as quatro Federações filiadas à CNU (FNU, FRUNE, FURCEN e FRUSE) vão realizar, nos dias 12 e 13 agosto, o Congresso Extraordinário da CNU, na sede da FNU, no Rio de Janeiro-RJ.
A consolidação legal da CNU é uma grande conquista dos trabalhadores e das trabalhadoras do ramo Urbanitário, que ansiavam pela criação de uma entidade que representasse seus valores, identificada com as causas em defesa dos direitos da classe trabalhadora.
A hora é de celebração, mas também de responsabilidade, pois o setor Urbanitário vive desafios, como o ataque frontal do capital privado às empresas públicas de saneamento, com intuito de tornar em lucro o acesso à água.
Como tem sido ao longo dos anos, o Sindae também estará presente neste momento histórico. Dirigentes da entidade participarão do Congresso Extraordinário da CNU.