Em 2020, os brasileiros foram às urnas nas cidades onde moram para eleger prefeitos e vereadores. Por representar trabalhadores e trabalhadoras de empresas públicas – Sanasa-Campinas e SAAE-Atibaia –, o Sindae tem a luta contra a privatização como bandeira permanente.
Em época de eleições municipais, estas empresas estão sempre no centro dos debates político-eleitorais. E muitos candidatos fazem da privatização delas instrumento para tentar ganhar o voto dos eleitores.
Mas, o Sindae tem se mantido atento e vigilante. Somente empresas públicas tem compromissos com a universalização do saneamento básico. Em levar água tratada, coletar, afastar e tratar o esgoto nas regiões mais carentes das cidades. A iniciativa privada só se preocupa com a lucro imediato e a qualquer preço.
Para conhecer as propostas dos então candidatos para as empresas públicas, o Sindae organizou lives transmitidas ao vivo pelas redes sociais. Em Campinas, dos 14 candidatos, onze aceitaram o convite e vieram à sede da entidade sindical debater com os dirigentes. Em Atibaia, todos os oitos postulantes ao Executivo municipal aceitaram o convite e vieram debater.
Do ponto de vista dos trabalhadores e da luta contra a privatização, os debates com os candidatos mostraram-se vitais, tendo em vista a vigência do novo marco regulatório do saneamento básico, a legislação do governo Bolsonaro que facilitou a privatização das empresas públicas do setor.
Além de apresentar propostas e debater com os dirigentes sindicais, os candidatos tomaram conhecimento da nossa carta-compromisso, um conjunto de propostas e ações consolidados na palavra de ordem: manutenção do caráter de empresas públicas da Sanasa e da SAAE-Atibaia. Todos eles assinaram o documento e concordaram com os seus termos.