Em assembleia realizada na quarta-feira, 9/3, os trabalhadores e trabalhadoras da SAAE-Atibaia aprovaram a contraproposta empresa: aplicação de 10,20% a título de reposição das perdas salariais com vigência a partir de 1º de março. A decisão colocou ponto final à Campanha Salarial/2022, que neste ano evolveu somente as cláusulas econômicas.
O percentual aprovado corresponde à média do INPC, IPC e IPCA, medido entre março do ano passado e fevereiro deste ano, também vai corrigir as demais cláusulas econômicas.
BALANÇO DA CAMPANHA
Em de uma campanha salarial sempre leva os dirigentes sindicais a avaliarem todo o processo de negociações e, principalmente, o resultado final. E no caso do SAAE-Atibaia, o saldo foi positivo para os trabalhadores.
O principal objetivo da campanha, definido antes mesmo de enviarmos a pauta de reivindicações à empresa, foi alcançado. Conseguimos repor as perdas salariais verificadas nos últimos doze meses.
Em comparação com outras categorias, é um fato que não pode deixar de ser considerado. Os trabalhadores enfrentam dificuldades para repor perdas e, em muitos casos, fecham negociações com índices abaixo da inflação.
De 2016 para cá, a economia do Brasil piorou. E as negociações salariais, tanto no setor público como na iniciativa privada, se tornaram bem mais difíceis. Mas, neste ano conseguimos colocar freio nesta realidade e alcançamos a reposição das nossas perdas salariais.