Ao longo dos anos, as assembleias setoriais têm se revelado importante instrumento de mobilização da categoria, principalmente quando estamos próximos de mais uma campanha salarial. Ali, na conversa “olho no olho”, aos dirigentes sindicais podem perceber necessidades, angústias e receios do trabalhador.
Sem falar que, por se tratarem de conversas com um número reduzido de pessoas, dá a cada um a possibilidade de falar, expor o que pensa, fazer perguntas mais diretas, sem nenhum tipo de receio. É na setorial que o trabalhador se sente mais à vontade para uma conversa direta com o dirigente sindical.
Para a direção do Sindae, as setoriais também são importantes instrumentos para esclarecer e mobilizar a categoria, principalmente naqueles momentos de uma campanha salarial em que as negociações caminham para o impasse. É a ação direta da categoria que desata esse nó.
Nesta segunda-feira, 7 de março, teve início mais uma rodada de setoriais nos diversos locais de trabalho da Sanasa. Esta nova rodada de conversas vai até o dia 15 de abril.
O ponto alto destas setoriais será o debate e organização da Campanha Salarial/2022, tendo em vista a data-base em 1º de maio. Estas negociações terão um diferencial: vão acontecer ainda sob o impacto das negociações do ano passado, que só foram concluídas em novembro.
Por isso, é importante que o trabalhador esteja atento ao calendário. Confira dia e horário em que os dirigentes do Sindae estarão no seu local de trabalho e participe. Desde já, vá anotando as suas dúvidas. E durante a setorial não tenho medo e nem vergonha de perguntar.