Além da campanha salarial, nestas setoriais também vamos eleger os delegados, sendo um em cada setor, ao 10º Congresso do Sindae, marcado para os dias 28 e 29 de julho, no Grenasa. Vale lembrar que o congresso é a mais alta instância de deliberação entidade sindical.
Previsto no Estatuto do sindicato para ser realizado uma vez a cada quatro anos, o congresso é um importante fórum de discussões, debates e deliberações. Nele, avaliamos o trabalho sindical realizado até ali e atualizamos a nossa estratégia sindical para fazer avançar as reivindicações dos trabalhadores.
Além disso, este 10º se reveste de importância especial: vai acontecer no mesmo ano em que os eleitores brasileiros vão às urnas para, em eleições quase gerais, eleger presidente da República, governadores, senadores, deputados estaduais e federais. Ou seja, aqueles cujas decisões vão influenciar a nossa vida e o nosso trabalho.
E como vamos interferir neste debate? O que fazer para que a nossa voz seja ouvida e nossos interesses considerados? É preciso ter estratégia para influenciar este cenário.
O 10º Congresso do Sindae vai servir para debatermos estas questões. É um evento muito importante, do qual todos devem participar. E esta participação começa já nas assembleias setoriais que vão eleger os delegados.