As festas de final de ano – Natal e Ano Novo – já se perderam na poeira do tempo. Estamos de volta à realidade, ao nosso cotidiano, aos nossos compromissos profissionais e pessoais. E a direção do Sindae espera que todos estejam com as baterias carregadas, porque a luta nos espera.
Em 2022, dois grandes eventos vão mobilizar nossas atenções e energias. Em outubro, vamos às urnas para eleger presidente da República, governadores, senadores, deputados estaduais e federais. Será uma oportunidade única para rever decisões anteriores e passar o país a limpo.
Há três anos os trabalhadores sofrem com derrotas e retrocessos em seus direitos. Depois da reforma trabalhista em 2017, ainda no governo Michel Temer, veio a reforma da Previdência Social no governo Jair Bolsonaro. As mudanças nos obrigaram a trabalhar por mais tempo para, depois de aposentados (se isso for possível), receber um benefício de menor valor.
Mas, como nada é tão ruim que não possa piorar, este governo ainda fez mais. Coerente com sua postura de governar para os poderosos, foi autor do projeto de lei do novo marco regulatório do saneamento básico. Aprovado por deputados e senadores, e sancionado por Bolsonaro, este PL escancarou as portas da privatização das empresas públicas do setor.
COPA DO MUNDO
A Copa do Mundo de Futebol, que em 2022 será realizada no Catar entre 21 de novembro e 18 de dezembro, será outro evento a mobilizar corações e mentes dos brasileiros. Convém frisar, no entanto, que a alegria do futebol não pode nos entorpecer a mente.
O futuro do Brasil depende da nossa postura e de nossas ações. Vamos poder chegar em novembro um pouco mais felizes por termos mudado o curso da história do país. Ou não. A escolha depende de nós. Bem-vindos a 2022.