O atual Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) contém uma cláusula que é uma conquista histórica: a obrigatoriedade da Sanasa realizar, todos os anos, a avaliação dos trabalhadores e garantir possibilidades de ascensão salarial e funcional. Inclusive, está previamente definida até a verba, equivalente a 1,5% da folha de pagamento, para estas movimentações.
Agora, o trabalhador tem garantias de que o seu esforço e dedicação serão recompensados. Está no Acordo Coletivo. E se está no ACT, tem força de lei. A empresa não poderá fugir da sua obrigação. Uma vitória histórica.
CONCURSO PÚBLICO
Nos últimos anos centenas de trabalhadores e trabalhadoras se desligaram da Sanasa. A maioria por aposentadoria. E até o presente momento, estas vagas continuam abertas. Resultado: em muitos setores, principalmente na área operacional, temos sobrecarga de trabalho para quem continua na empresa; com impacto na saúde dos trabalhadores.
Como diz o velho ditado, “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”. E de tanto insistirmos, na campanha salarial deste ano, arrancamos da Sanasa o compromisso de, ainda em 2025, convocar concurso público para repor as vagas que estão abertas.